Impactos da Leitura e da Escrita em Contextos Digitais nos Relacionamentos entre Leitor, Autor e Texto/ Impacts of Reading and Writing in Digital Contexts in Relationships between Player, Author and Text

Luciana Nunes Viter

Resumo


O presente estudo visa apontar e discutir possíveis impactos das tecnologias digitais na leitura e produção textual contemporâneas e nos relacionamentos entre leitores, autores e textos nesses contextos. Para esse fim, analisei as interações em dez diferentes grupos virtuais cujo principal objetivo comum de seus participantes era dialogar sobre leitura e produção textual. Os resultados identificaram a autopublicação, a intertextualidade, a leitura social e a leitura em dispositivos eletrônicos como as principais questões relacionadas à leitura e à escrita em cenários digitais dentre os tópicos abordados pelos membros dos grupos investigados.

Palavras-chave: leitura digital, autopublicação, intertextualidade, leitura social.

 

Abstract

This study aimed to point and discuss possible impacts of digital technologies on contemporary reading and writing and on the relationships between readers, authors and texts in these contexts. In order to do this, I analyzed the interactions in ten different virtual groups whose participants main objective in common was talking about reading and writing. The findings identified self-publishing, intertextuality, social reading and digital reading as the main issues related to reading and writing in digital sceneries among the topics addressed by the members of the investigated groups.

Keywords: digital reading, self-publishing, intertextuality, social reading.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação eletrônica do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – LATEC/UFRJ.

ISSN: 2236-515X

www.latec.ufrj.br

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory, from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ.

ISSN: 2236-515X

www.latec.ufrj.br