Jogos digitais na educação a distância: contribuições do design de games à aprendizagem

Daniela Karine Ramos, Patrícia Nunes Martins

Resumo


A aprendizagem na interação com jogos digitais pode ocorrer de modo mais contextualizado e pautado nas experiências, o que favorece o estabelecimento de relações entre os conhecimentos prévios, a aprendizagem mais ativa e a motivação. Nessa perspectiva destaca-se o uso de jogos digitais em cursos de educação a distância como alternativa à apresentação do conteúdo ou das atividades. Diante disso, este estudo tem como objetivo investigar o uso de um jogo digital educativo na oferta de um curso a distância, visando identificar aspectos relacionados à motivação, a imersão e a aprendizagem resultantes da interação com o jogo a partir da percepção dos cursistas. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório de abordagem qualitativa no Curso de Extensão em Formação Continuada em Conselhos Escolares, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, para analisar a percepção de 58 cursistas participantes sobre o jogo Saga dos Conselhos, utilizado como parte das atividades previstas no curso. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem a importância do feedback para instrução e aprendizagem na interação com o jogo; os aspectos visuais são importantes para o engajamento do jogador e para compreensão do jogo; e a experiência no jogo educativo para muitos cursistas permitiu experimentar a imersão e a atenção focada, apesar de observarem que a passagem entre os minijogos e as telas de instruções em alguns momentos prejudicaram o fluxo. A partir disso, reforça-se que o design de games na elaboração de jogos educativos aplicados em contexto de educação, especialmente na educação a distância, pode oferecer contribuições ao processo de aprendizagem.


Palavras-chave


game design, educação a distância, jogos digitais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br