Divisão e fragmentação do trabalho docente na Educação a Distância: uma análise crítica à luz da polidocência

Braian Veloso, Daniel Mill

Resumo


Esta pesquisa discute a divisão e fragmentação do trabalho na Educação a Distância (EaD) à luz do conceito sobre polidocência. Nomeadamente, a análise enfoca os cursos a distância desenvolvidos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Salienta-se que a investigação é um recorte da dissertação de mestrado de um dos autores. Assim, o objetivo principal é analisar o processo de divisão e fragmentação do trabalho docente na EaD desenvolvida no âmbito do Sistema UAB. Para tanto, utiliza-se o conceito de polidocência elaborado por Mill (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários virtuais a 677 profissionais que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Foram abordados, especificamente, os docentes-autores/conteudistas, docentes-formadores/aplicadores e docentes-tutores, virtuais e presenciais. Após a aplicação dos questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 destes mesmos trabalhadores. Por meio da pesquisa, conclui-se que a divisão e fragmentação resultam em perversidades aos profissionais, a saber: a fragilidade do vínculo empregatício; a baixa remuneração, desvelada pela concessão de bolsas para as atividades de docência; a necessária sujeição às condições de trabalho, considerando-se que as funções dos docentes não têm sentido quando isoladas do contexto da polidocência; o intenso processo de desprofissionalização dos trabalhadores; dentre outros aspectos.

Palavras-chave


Educação a Distância, divisão do trabalho, trabalho docente, polidocência, Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br