Educação Matemática e EaD no Brasil: um perfil sobre grupos de pesquisa

Gerson Pastre de Oliveira

Resumo


Este trabalho traz os resultados apurados a partir de um levantamento que teve por fonte principal o repositório eletrônico conhecido como Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) e que visou apontar as principais características dos grupos que pesquisam Educação Matemática e que indiquem, em seus objetivos ou repercussões, alguma articulação com a Educação a Distância. Foram obtidos dados relativos a vinte e um grupos de pesquisa, pertencentes a dezesseis instituições de ensino superior distintas. Ao longo do artigo, são evidenciadas as formas pelas quais os dados foram coletados e esclarecidas as extensões e limitações do levantamento. Como principais evidências, esta pesquisa documental identificou uma predominância de pesquisadores das áreas de Humanas nos grupos sob análise, ainda que seja possível perceber a presença de membros de formação diversa em boa parte das equipes, e que o interesse predominante das investigações realizadas recai sobre a formação inicial e continuada dos professores de Matemática.


Palavras-chave


Educação Matemática, Educação a Distância, tecnologias na educação, pesquisa documental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br