A Ciência da Computação e a investigação aplicada a possibilidades emergentes das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE): ensaio sobre uma situação problemática

Gilberto Lacerda Santos

Resumo


De acordo com levantamento realizado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, no ano de 2015, em procedimento de pesquisa coletiva coordenado pela Profa. Dra. Vani Moreira Kenski, um total de 51 (cinquenta e um) grupos de pesquisas do campo da Ciência da Computação desenvolvem investigações em educação a distância por meio de 35 linhas de pesquisa. Desse total, a maioria dos grupos (39%) atua em pesquisa e desenvolvimento de meios para a educação a distância. Os processos de ensino e aprendizagem através da educação a distância são objeto de investigação de 34% desses grupos de pesquisa. No entanto, embora muitos grupos tenham delimitado suas linhas de pesquisa em “tecnologias educativas” (15%), poucos se situam no âmbito das possibilidades mais recentes das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), como o e-learning (5%) e o m-learning (2%). Esse último elemento contextual consiste em uma situação problemática importante, posto que o avanço da prática da educação a distância em nosso país depende do avanço das investigações, de forma inovadora, em possibilidades emergentes das TICE, normalmente decorrentes de trabalhos de cientistas da computação atuando na área de interface da informática educativa. Nesse artigo, buscamos entender essa situação problemática e identificar fatores limitadores das iniciativas de engenharia de mídias emergentes para uso em educação a distância no Brasil.


Palavras-chave


Ciência da Computação, Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão, Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br