Grupos que pesquisam EaD no Brasil

Vani Moreira Kenski

Resumo


Nos últimos dez anos, surgiram muitos cursos de educação a distância no Brasil. Ao mesmo tempo, foram criados grupos de pesquisas acadêmicas, que estudam EaD em várias áreas de conhecimento. Em 2017, foram identificados 329 desses grupos, todos registrados no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq). O desejo de saber mais sobre esses grupos gerou uma pesquisa coletiva conduzida por 38 pesquisadores de diferentes áreas. Eles formaram uma única equipe colaborativa virtual que analisou os dados desses grupos em diferentes áreas acadêmicas. A área de Educação, que possui o maior número de grupos, foi dividida em sete subáreas para melhor definição e compreensão dos resultados. O texto apresenta as principais diretrizes metodológicas para conduzir esta pesquisa global e uma síntese dos resultados, comuns aos grupos estudados. Nesta investigação, destacam-se alguns aspectos: isolamento grupal; ausência de parcerias com outras instituições brasileiras ou estrangeiras; falta de técnicos e pouca presença de recursos digitais mais inovadores como equipamentos ou como objetivos de pesquisa. Os estudos revelaram também que a produção individual dos pesquisadores não é indicada nas pesquisas dos grupos. Eles detectaram ainda um forte relacionamento entre a prática desses professores em cursos à distância e os temas de pesquisa dos grupos a que pertencem. No final, o estudo mostra o fortalecimento da pesquisa EaD brasileira desenvolvida por esses grupos e que outras pesquisas sobre este novo e importante tema são bem-vindas.


Palavras-chave


educação a distância; grupos de pesquisa; Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br