A Plataforma Moodle como Alternativa para uma Educação Flexível / The Online Learning Management Systems (LMS) Moodle as an Alternative to Flexible Education

Claudio de Paiva Franco

Resumo


Pretende-se apresentar a plataforma de ensino a distância Moodle como uma possível resposta para a ampliação de caminhos que nos direcionem para uma educação mais flexível, em que seja possível ultrapassar as fronteiras espaciais e temporais, bem como atender a diferentes aprendizes, suas necessidades e particularidades. Para tal, faz-se necessário oferecer uma visão geral da referida plataforma e discutir sua fundamentação teórica. Em seguida, descrevo os principais recursos empregados para desenvolver o componente on-line desta pesquisa.

Palavras-chave: Moodle, Educação Flexível, Semi-presencial, LMS, AVA.

 

Abstract

In this work, we intend to present the online Learning Management Systems (LMS) Moodle as a possible response to the expansion of pathways that lead us to a more flexible education, where it is possible to overcome the spatial and temporal boundaries, as well as to furnish learners needs and particularities. To achieve this, it is necessary to offer an overview of this platform (online Learning Management Systems - LMS) and discuss the theoretical foundation in which it is inserted. Then describe the main resources used to develop the online component of this research.

Keywords: moodle, education, flexible, semi-distance, LMS, VLE.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br