Ensino de química: uma análise em fóruns virtuais

Leonardo Sobreira Rodrigues, Ana Angélica Mathias Macêdo, Marcus Vinícius Pinheiro Lopes

Resumo


A educação a distância transformou as formas de ensino e aprendizagem no mundo contemporâneo, no qual as tecnologias existentes, a cada época, intermediavam o contato entre professores e alunos na medida em que contribui para a construção do conhecimento científico a ser adquirido pelo aluno. Desta forma, esta pesquisa visa analisar os fóruns virtuais de uma disciplina de Química Geral em um curso Técnico em Química semipresencial. Para tanto, analisou-se qualitativamente as discussões realizadas entre tutor e aluno, atribuindo conceitos em seus comentários. Os resultados obtidos revelam um conceito regular para tutores, visto que suas participações muitas vezes não colaboram para o desenvolvimento cognitivo do aluno, já aos alunos atribui-se também um conceito regular, pois algumas participações são consideravelmente abordadas no ato de plagiar, embora os alunos consigam consolidar as propostas canalizadas pelos fóruns.


Palavras-chave


ensino, educação a distância, fórum, química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br