Leitura literária e mundo digital: o uso do Edmodo como ferramenta de mediação de leitura de contos brasileiros

Eduardo Garlet, Ana Paula Teixeira Porto

Resumo


Apesar de o Brasil não superar alguns países com maior nível de inclusão digital, acaba surpreendendo pelo seu grande número de pessoas que possuem acesso a recursos tecnológicos digitais e a redes sociais. Porém, o uso das mídias digitais ainda é visto basicamente como ferramenta de entretenimento, deixando de lado outra esfera que esses ambientes proporcionam: a potencialidade enquanto ferramentas para o ensino. As redes sociais podem auxiliar através de seus recursos na interação entre estudantes, na análise de textos, em atividades síncronas e assíncronas de aprendizagem, por exemplo. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de redes sociais educacionais (RSE), em especial o Edmodo, para mediação de leitura literária de contos brasileiros contemporâneos em um processo que busca a interação entre leitores e textos literários através de RSE. A reflexão mostra como ferramentas da rede, como mensagens, tarefas, enquetes e snapshop, etc podem ser exploradas para estimular o prazer da leitura e o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura crítica, estimulando o aluno à leitura literária.  Através do uso do Edmodo, é possível criar um ambiente de interação com ferramentas que facilitaram para uma análise mais ampla dos textos literários, associando leitura e ferramentas tecnológicas digitais e promovendo um ensino interligado ao contexto tecnológico atual.


Palavras-chave


Mídias digitais, literatura, ensino, Edmodo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br