Alunos Querem o Digital. Professores, Nem Tanto

Edson Alves de Souza, Patrícia Margarida Farias Coelho

Resumo


A sociedade contemporânea está fortemente marcada pelas transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais (CASTELLS, 2003). Contudo, no que tange à educação, não se observa essa mesma transformação. Temos como objetivos: (i) depreender como o uso das novas tecnologias digitais influenciam o processo de ensino-aprendizagem; (ii) analisar como transpor as barreiras e os conflitos entre as gerações em sala de aula, considerando o professor como imigrante digital e o aluno como nativo digital; (iii) compreender como as escolas e os professores estão se preparando quanto à necessidade de incorporação das novas ferramentas digitais nos processos educacionais. Nossa fundamentação teórica se baseia nas pesquisas de PRENSKY (2010, 2012), GEE (2009), MATTAR (2010), COELHO (2011, 2012) e PAULA e VALENTE (2016), que compartilham da concepção de que os sistemas de ensino ainda não estão preparados para os desafios do universo digital. Nossa metodologia é bibliográfica (GIL, 2012), uma vez que, a partir dos referenciais apresentados, buscamos entender como o fenômeno do ensino e aprendizagem se encontra na sociedade contemporânea diante dos desafios das transformações tecnológicas. Como resultados, esperamos que este estudo contribua com os pesquisadores da área da educação quanto aos possíveis ganhos na qualidade do ensino com o uso das tecnologias digitais.


Palavras-chave


Educação, Tecnologias digitais, Nativo digital.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br