A Promoção de Competências de Aprendizagem em Redes Sociais. Um Estudo Exploratório no Facebook num Curso de Aprendizagem ao Longo da Vida

Cátia Lemos, Cristina Pereira Vieira, José António Marques Moreira

Resumo


A presente investigação tem por objetivo analisar o impacto da utilização da rede social Facebook, a nível das competências de aprendizagem de estudantes do ensino superior português (n=14), a partir da análise qualitativa das suas perceções e tendo como referencial de fundo o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Os resultados mostram que estes ambientes em rede, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes, a nível das dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.


Palavras-chave


competências de aprendizagem; redes sociais; ensino superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br