Práticas Pedagógicas Educomunicativas: a validação de um dispositivo pedagógico pensado a partir da telenovela Gabriela (2012)

Ademilde Silveira Sartori, Elizane de Andrade

Resumo


Este artigo deseja cartografar as Práticas Pedagógicas Educomunicativas realizadas num espaço de educação não formal num projeto social, onde educadores e educadores foram convidados a avaliar os dispositivos pedagógicos educomunicativos sobre gênero e sexualidade, elaborados a partir da telenovela Gabriela (2012). Os educadores e educadoras experienciaram uma oficina com os dispositivos pedagógicos educomunicativos avaliaram, e após, decidiu-se pela realização de uma prática conjunta onde a pesquisadora que já havia realizado a oficina com estes, agora os acompanharia nos seus núcleos de atuação replicando a oficina com o uso dos dispositivos pedagógicos educomunicativos, com as turmas C, que é composta por adolescentes com idades de 12 a 15 anos. A validação do dispositivo pedagógico elaborado a partir da telenovela Gabriela (2012), se deu com os educadores e educadoras, assim como os estagiários e supervisores pedagógicos, que acompanharam toda a formação, os planejamentos e avaliações desta pesquisa ação intervenção.


Palavras-chave


Educomunicação. Prática Pedagógica Educomunicativa. Dispositivo Pedagógico educomunicativo. Papéis sociais de Gênero. Telenovela.

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Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

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