Práticas de Letramento Digital Envolvendo a Produção de Histórias em Quadrinhos Virtuais

Luís Paulo Mercado

Resumo


O artigo descreve experiência de letramento digital junto aos estudantes da disciplina da graduação Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação no Curso de Pedagogia, ofertada em 2016 no turno noturno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na qual foi trabalhada a autoria por meio de múltiplas linguagens envolvendo a assistência de vídeo, leitura de artigos de revistas online e produção de cartilha na forma de histórias em quadrinhos (HQ), voltadas para estudantes da educação básica ou professores da escola ou pais dos estudantes, de acordo com a perspectiva escolhida, tendo como base os materiais lidos. As HQ produzidas foram publicadas nos blogs de cada dupla/trio de estudantes, criados para divulgar as produções da disciplina e para avaliação pelo professor.


Palavras-chave


TIC; Letramento digital; Histórias em Quadrinhos, Produção

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br