O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura

João Batista Bottentuit Junior, Ana Gardenia Lima Martins Mendes, Nataniel Mendes da Silva

Resumo


O propósito de explorar as diversas ferramentas disponibilizadas pelas Tecnologias Digitais em Informação e Comunicação –TDIC em sala de aula estimula uma atuação desafiadora tanto para o professor quanto para o aluno. Por essa perspectiva este trabalho escolheu trabalhar o uso do infográfico no intuito de verificar suas potencialidades no processo de aprendizagem, principalmente nas questões da criatividade, criticidade, interatividade, assim como da sensibilidade e do compartilhamento literário, visto que seu uso foi analisado na disciplina de Literatura. A metodologia utilizada se deu a partir de uma pesquisa-ação que teve como instrumento de coleta de dados o questionário misto elaborado a partir do Google Formulários, aplicado a 5 grupos do total de 52 alunos de duas turmas do terceiro ano de uma escola pública de São Luís - MA. A partir dessa análise observou-se que apesar da liberdade para usar qualquer aplicativo ou ferramenta para a produção dos infográficos, os alunos utilizaram apenas o Canva.com e o Powerpoint. Os alunos consideraram que o uso e produção dos infográficos contribuem para facilitar o entendimento do conteúdo, além de estimular a criatividade, a organização de dados e os conhecimentos básicos de maneira lógica, ampliando o conhecimento. As palavras mais citadas para explicar o que caracterizava a experiência de produzir infográficos na disciplina de literatura foi conhecimento, criatividade e inovação.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Infográficos. Criatividade. Criticidade. Literatura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br