Educação na Cibercultura: percepções de professores sobre a integração das tecnologias digitais no ensino superior

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Kátia Cristina do Amaral Tavares

Resumo


Este artigo investiga a percepção e utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) por professores universitários. O estudo de caso descritivo visa identificar como as TDIC são utilizadas nas práticas pedagógicas e como esses docentes percebem o papel e contribuições dessas tecnologias para os processos de ensino e aprendizagem no ensino superior. Para isso, o artigo discute, inicialmente, o papel das TDIC na educação no contexto da cibercultura e as principais mudanças que este cenário impõe. A análise e discussão dos resultados apontam para o uso frequente das tecnologias digitais no ensino superior, porém, este uso se dá, primordialmente para a apresentação e complementação de conteúdos por meio de tecnologias mais tradicionais como softwares de apresentação e projetor multimídia, não acarretando em mudanças de práticas pedagógicas. A partir dos resultados obtidos, concluímos o artigo reforçando a importância de programas de formação inicial e continuada de professores com vistas à integração pedagógica dessas tecnologias de forma a responder às demandas da educação contemporânea. 


Palavras-chave


tecnologias digitais, formação de professores, cibercultura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br