As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdics) e o Ensino de Geografia

Edson de Almeida Oliveira

Resumo


O presente trabalho consiste em uma avaliação do potencial didático-pedagógico do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, em cursos integrados da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. A inserção do uso das TDICs nos planos de ensino e a sua utilização com turmas dos primeiros anos, propiciaram uma reflexão na maneira atual que os estudantes realizam a aquisição do conhecimento escolar e a forma como ocorre essa mediação. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um recorte no conteúdo programático da disciplina de Geografia I, selecionando os conteúdos relacionados a Cartografia para serem desenvolvidos ao longo do bimestre. As atividades foram conduzidas em um laboratório de informática. Conclui-se que o uso de ferramentas online de Webcartografia, cloud computing e construção colaborativa de trabalhos escolares motivaram os alunos a participarem de forma mais ativa nas atividades propostas, evidenciando com isso o grande potencial nas formas de mediação e aquisição de conhecimento.


Palavras-chave


TDICs, Geografia, Webcartografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br