O Uso do Smartphone Como Ferramenta de Ensino

André Gerstberger, Romildo Pereira da Cruz, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


Ao acompanhar os avanços tecnológicos, percebe-se que este está fortemente ligado à aquisição e utilização do telefone celular, sendo manipulado não apenas por adultos, mas também por jovens, adolescentes e crianças. Todavia o uso desta tecnologia tem sido inibido dentro da maioria das escolas públicas brasileiras. Diante disso, a questão de pesquisa que norteou este trabalho foi “Quais as implicações da utilização/inserção do aparelho celular durante as aulas, para o ensino de Matemática?”. E, como objetivo buscou-se inserir a utilização do smartphone nas aulas de matemática. A prática foi efetivada com alunos do segundo ano do Ensino Médio. O trabalho teve origem em uma disciplina vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, do Centro Universitário Univates, localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para sustentação teórica desta pesquisa, foram utilizadas ideias sobre o campo da Etnomatemática e seus entrecruzamentos com autores que defendem o uso das tecnologias digitais no ensino, em especial, de matemática. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas cinco atividades utilizando o celular nas aulas de Matemática, obtendo-se os seguintes resultados: i) Alunos demonstraram interesse em desenvolver as atividades e aprender Matemática utilizando o aparelho celular; ii) A conscientização do uso deste artefato tecnológico; iii) A partir de funções e aplicativos que compõem o aparelho celular, possibilitou-se a exploração de conteúdos matemáticos.


Palavras-chave


Smartphone, Etnomatemática; tecnologias; Ensino de Matemática; Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br