Crowdfunding ou Financiamento Coletivo no Brasil: Possibilidades para o desenvolvimento de projetos na área da Educação

Milena Alves Mourao Pereira, Klautenys Dellene Guedes Cutrim, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Resumo


O presente artigo visa explorar o universo do modelo de crowdfunding, uma ferramenta que possibilita arrecadar recursos de uma maneira inovadora. Pretende-se, então, investigar as potencialidades do crowdfunding para o financiamento de projetos na área da Educação. O principal objetivo é inferir sobre o modelo como alternativa ou complemento de recursos, bem como identificar que tipo de projetos tem sido desenvolvido a partir de tais plataformas que permitem a conexão de pessoas e recursos. Para esse efeito, contextualiza-se sobre as tecnologias e a rede, o funcionamento do sistema e os exemplos de projetos que tiveram êxito em suas propostas. Reflete-se sobre a dinâmica do sistema, considerando duas plataformas brasileiras que possuem diversas iniciativas na área delimitada.


Palavras-chave


Tecnologias; Colaboração; Crowdfunding; Projetos; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br