Rousseau: a crítica ao progresso técnico-científico

Francyhélia Benedita Mendes Sousa, Taynara Pereira Silveira, Evilásio Barbosa da Silva, Roney Francisco Lima Luna, Luciano da Silva Façanha

Resumo


Pesquisa de natureza teórica que investiga a Filosofia da História no pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Objetiva fazer uma breve análise da perspectiva negativa de progresso na história com base na filosofia do autor. Fundamenta-se a partir dos conceitos de natureza, progresso, degeneração, história e educação, embasados nas obras Discurso sobre as ciências e as artes, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homem e Emílio ou da Educação. Desenvolveu-se metodologicamente a partir da análise fundamentalmente teórica, discussões argumentativas em grupo, abordagem crítica-reflexiva interdisciplinar, além de interpretação hermenêutica da referida bibliografia. Ambas as obras apresentam dados que comprovam que o genebrino, apesar de filósofo iluminista, critica a noção de progresso, no tocante ao progresso técnico científico se desenvolver em detrimento do progresso moral. Porém, no Emílio ou da Educação, a história adquire o caráter exemplar, na medida em que serve como guia moral para a vida do homem em sociedade, contudo, o genebrino adverte que não pode ser qualquer história, mas estritamente a antiga, a qual representa a própria idade do ouro por ainda não apresentar elevado grau de degeneração. Conclui-se que, segundo os Discursos, a história do homem estaria mais para um itinerário do declínio humano do que para um apogeu da civilização, enquanto que no Tratado de Educação, as ações morais na história servirão como exemplo virtuoso para Emílio no momento da inserção social.


Palavras-chave


Rousseau, Progresso, Educação .

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ISSN: 1983-2664

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