Educomunicação: a Interação Professor-Aluno a Partir do Uso das Tecnologias em Sala de Aula

Rosinete de Jesus Ferreira, Sansão Hortegal Neto

Resumo


O trabalho objetiva discutir o uso das tecnologias informacionais (TIC’s) pelo educador. Para tanto, fizemos uma investigação exploratória para definir o campo de estudo, contendo entrevistas estruturadas, semiestruturadas e método de observação com a finalidade de apreender melhor o objeto. No texto apresentado, discute-se sobre o processo ensino-aprendizagem e o perfil do profissional que trabalha com Comunicação e Educação: o educomunicador. Analisamos os campos mencionados, a imagem do educomunicador na sala de aula, a presença deste profissional no contexto escolar e a interação no processo ensino-aprendizagem, ou seja, como o professor tem se apropriado e empregado as tecnologias para potencializar as atividades de sala de aula. Observamos, portanto, que não é possível educar sem se comunicar, assim como não há formas eficientes de comunicação se não houver uma boa educação. A pesquisa reforça a ideia do professor como mediador de conhecimento e aponta uma necessidade interativa em sala de aula a partir do uso das tecnologias, que passam a ter uma função de compartilhamento e facilitadoras de transmissão de conteúdo.


Palavras-chave


Educação. Comunicação. Tecnologias. Educomunicação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br