Mapeamento das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos no Nordeste Brasileiro

Sheyla Priscilla de Oliveira Barreiros, Marta de Oliveira Barreiros, Vanessa Ellen de Souza Silva, Diogenes Ermeson da Silva Pires, Letícia Cabral Correia

Resumo


Este estudo pretende realizar uma revisão de literatura das evidências de ensino-aprendizado com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região Nordeste do Brasil. Os trabalhos, publicados entre 2010 e 2016, relacionados ao tema foram recuperados de revistas institucionais e conferências relacionadas às contribuições das TICs no EJA. A partir de critérios definidos, foram selecionados 16 trabalhos de diversas cidades de toda região Nordeste Brasileira, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos no uso das TICs: o uso pedagógico no EJA e as dificuldades encontradas entre professores e alunos. Os resultados das publicações analisadas indicam que as TICs são fundamentais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, contudo é preciso capacitar ainda mais os professores para inserção frequente das TICs nas escolas estudadas.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos (EJA); Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Inclusão Digital; Nordeste; Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br