Aprendizagem Tangencial: Revisão de Literatura sobre os Usos Contemporâneos do Conceito

Luís Eduardo Wexell-Machado, João Mattar

Resumo


Este artigo explora a teoria e prática da aprendizagem tangencial. É uma revisão de literatura com o objetivo de mapear suas definições e seus usos contemporâneos. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Portal de Periódicos Capes (que inclui Web of Science e Scopus) e Cicco (do Conselho de Ciência e Tecnologia do Paraguai). De um resultado inicial de 166 textos, de 2012 a fevereiro de 2017, em português, espanhol e inglês, foram selecionados 82 para leitura de resumos, e a filtragem por critérios de inclusão, exclusão e qualidade resultou em 13. A análise elaborou quatro categorias: conceito (definição de aprendizagem tangencial), forma (como é planejada e aplicada), mídia (em que mídias é aplicada) e tempo (em que momentos aparece nas mídias). Apesar da autonomia dos aprendizes, do prazer da busca e da informalidade da aprendizagem, a discussão mostra que podem fazer falta aos aprendizes feedback, orientação, mediadores e debates para a avaliação e reflexão sobre as informações encontradas no processo da aprendizagem tangencial. Apesar de originariamente associada aos games, a aprendizagem tangencial aparece também em filmes e programas de TV, surgindo em diferentes momentos nas mídias. A conclusão sugere trabalhos futuros.


Palavras-chave


aprendizagem ativa, aprendizagem pela descoberta, ensino controlado pelo estudante, aprendizagem centrada no estudante, aprendizagem tangencial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br