Projeto RADIOTEC: Espaço para Prática de Leitura e Escrita no Ensino Médio Profissionalizante

Diego Vieira da Rocha, José Ribamar Batista Junior, Lucas Mariel dos Santos de Sá, Marlon Breno Soares de Araujo, Naison Bruno Costa Aguiar

Resumo


Uma das práticas letradas promovidas pelo Colégio Técnico de Floriano é a rádio escolar – Radiotec. O projeto Radiotec é uma proposta do Laboratório de Leitura e Produção textual – LPT, planejado com o objetivo de promover o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita bem como a aquisição de novas habilidades, senso crítico e envolvimento com os acontecidos locais e mundiais (letramento midiático radiofônico). Superando as finalidades sociais de interação e comunicação, o projeto tem promovido a geração de conteúdo informativo, científico e educativo, servindo como canal ou voz para problemas e tabus relacionados ao campus. A Radiotec conta com cinco programas, que são gravados e postados nas redes sociais. O projeto tem apresentado como resultados a melhoria da capacidade comunicativa oral e escrita dos bolsistas, a ampliação de conhecimentos, a melhoria da democratização do espaço educacional e o acesso às informações por parte do público institucional e comunitário.


Palavras-chave


Protagonismo Juvenil; Radiotec; Redes Sociais; Leitura; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br