Formação de Professores e sua Relação com as Novas Tecnologias Móveis

Rodrigo Otávio dos Santos, Fagner Alexandre Sotorriva Neckel

Resumo


O presente artigo pretende trazer à luz dos pesquisadores e dos professores das mais diversas áreas da educação um olhar acerca de algumas tecnologias móveis e sua relação com a prática profissional do professor em sala de aula. No início discutimos a relação entre as tecnologias digitais e o papel do professor na sociedade atual. Em seguida apresentaremos questões de autoria e autonomia no que tange ao mobile learning. Adiante verificaremos questões pertinentes à mediação tecnológica e o papel do professor autor. Outro tema por nós abordado é o do letramento digital e a incorporação destas novas mídias digitais no cotidiano do professor e a forma como pode apropriar-se destas tecnologias. Por último, discutiremos a autonomia do professor em uma metodologia colaborativa.


Palavras-chave


Educação. Formação de professores. Tecnologias móveis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br