E-book como recurso de ensino para estudantes da classe hospitalar

Margareth Santos Fonseca, Lívia da Conceição Costa Zaqueu, Maria José Albuquerque Santos, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


Este estudo se propõe a analisar a aplicação do Livro Digital em formato de E-book como recurso didático para estudantes da classe hospitalar, por meio de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de produções científicas sobre uso das tecnologias digitais, como livro eletrônico (E-book) como ferramenta pedagógica auxiliar no trabalho do professor. Foram selecionados 06 artigos disponíveis on-line nas bases de dados do Google Acadêmico e do Scientific Eletronic Library Online - Scielo no período de 2014 a 2016, segundo critérios de inclusão/exclusão. A análise evidenciou poucos estudos publicados, sendo a grande maioria dos estudos de abordagem qualitativa. Das publicações selecionadas para a RSL, 10 trabalhos foram encontrados, destes, apenas 6 relacionados aos critérios de inclusão/exclusão.  Os resultados revelam que a informática tem sido um dos campos do conhecimento com grandes avanços, especificamente na área educacional quando integrada às novas tecnologias de informação e de comunicação (NTIC). Verificou-se que embora o E-book seja uma ferramenta muito utilizada na área da pesquisa, os trabalhos que envolvem a temática, tratam sobre a funcionalidade dos dispositivos móveis (notebooks, tablets, iphones, smartphones), sem, contudo, estabelecer a conexão destes, como a leitura digital num trabalho interdisciplinar, na perspectiva de alfabetização e letramento.

Palavras-chave


Tecnologia digital, E-book, Estudantes, Ensino, Classe Hospitalar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br