FERRAMENTAS WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CONTEXTOS DE UTILIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS

Odla Cristianne Patriota Albuquerque, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


Este artigo apresenta parte de uma pesquisa em nível de mestrado que examinou em que medida o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o processo ensino-aprendizagem de Inglês na escola de idiomas Yázigi em São Luís. Nesta investigação, verificou-se como se dá a utilização das TIC e identificaram-se as ferramentas da web 2.0 mais usadas durante as aulas. Geraram-se dados dos docentes e discentes através de questionários, grupos focais e observações nãoparticipantes. Os dados gerados pelas questões fechadas foram tratados com estatística simples, e as questões abertas - referentes aos questionários e narrativas dos grupos focais - foram tratadas utilizando-se a análise de conteúdo das falas e opiniões das amostras estudadas. Parte dos dados foi analisada atentando para os oito princípios do Conectivismo (Siemens, 2004), assim como, os objetivos propostos na pesquisa. Concluiu-se que as ferramentas da web 2.0 são utilizadas pelos docentes desde o planejamento das aulas até o seu uso em sala, assim como no acompanhamento dos resultados de aprendizagem. Discentes utilizam as ferramentas da web 2.0 de forma orgânica e não-intencional para o estudo da língua-alvo. Contudo, ambos os grupos afirmam a importância do uso de tais ferramentas, além dos discentes inferirem que o interesse por estudar a língua-alvo aumenta ao usarem as ferramentas da web 2.0.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Ferramentas. Língua Inglesa. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Web 2.0.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br