Design Thinking para Educadores: um Estudo de Aplicação da Perspectiva Currículo

Paulo Vitor Tavares, Gisele Baumgarten Rosumek, Francisco Antonio Pereira Fialho, Richard Perassi Luiz de Souza

Resumo


Este artigo resulta de uma comparação entre a metodologia empírica utilizada na produção de um conjunto de videoaulas, com a proposta metodológica “Design Thinking para Educadores”. Apresenta-se a abordagem de design thinking desenvolvida por Brown (2010) e sua adequação à realidade educacional apresentada pelo e-book Design Thinking para Educadores, realizada pelas empresas Ideo e Riverdale (2013). Ao final descreve-se o caso de produção colaborativa de videoaulas realizada por alunos e professor de um curso superior, fazendo uma comparação com cada etapa do método sugerido pelo e-book. Na comparação foi possível identificar ações relacionadas às etapas 0, 1, 4 e 5 do método, o que sugere que é possível aplicá-lo por completo, como uma prática educativa baseada na resolução de problemas e na colaboração, incentivando o aluno a vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave


Design thinking para educadores, educação flexível, videoaula

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br