Arte e Animação Digital no Ensino Fundamental – Educação no Contexto de Novas Tecnologias

Imaculada Conceição Manhães Marins

Resumo


Como trabalhar a arte-educação no contexto das novas tecnologias, ou como diria Ana Mae Barbosa, das “tecnologias contemporâneas”? Reflexões a partir da prática em Arte-educação-(audio)visual na rede pública municipal de ensino (Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro – SME-RJ-PCRJ) sobre as possibilidades de fazer animações digitais usando tecnologia simples, de fácil uso e acessível, através dos programas Pivot (gratuito), Paint e Windows Movie Maker (que fazem parte do pacote Office, do Windows, o sistema operacional mais comum na maioria dos computadores), e assim desenvolver as capacidades estético-visuais e criativas, criando e recriando novos modos de pensamento.

Palavras-chave


Arte-educação, Educação e tecnologia, Educomunicação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br