Discussões sobre Ambientes Pessoais de Aprendizagem

Bruno Silva Leite

Resumo


A organização de um ambiente pessoal de aprendizagem (APA) deve ser um espaço pessoal de conforto para qualquer utilizador, não sendo um emaranhado de ferramentas ou ligações sem qualquer nexo. Este artigo propõe algumas discussões sobre a prática de sua organização, utilização de ferramentas, dúvidas e relação com a aprendizagem ao longo da vida, com o objetivo de colocar em análise a discussão dos conceitos iniciais de um APA. Para isso, os participantes interagiram durante uma Jornada Virtual utilizando o Twitter, em que foram coletados dados sobre essas discussões. De acordo com nossa análise, identificamos diferentes percepções dos participantes quanto a um APA,  sua organização, ferramentas e, desta forma, concluímos que as discussões durante a Jornada,  mostraram que os participantes puderam aprender fazendo, interatuando, buscando e compartilhando, características da Aprendizagem 2.0, além da aprendizagem informal durante as discussões que contribuíram para uma visão do conceito e de organização de APA.

 

Palavras-Chave: Ambiente Pessoal de Aprendizagem, Web 2.0, Aprendizagem informal, TIC, Aprendizagem ao Longo da Vida, Twitter.

 

Discussions about Personal Learning Environments

Abstract

The organization of a personal learning environment (PLE) should be a personal space of comfort for any user, not a tangle of tools and links without any connection. This paper proposes some discussion about the practice of your organization, use of tools, doubts and relation to lifelong learning, with the aim of to place in discussion the analysis of the initial concepts of a PLE. For this, the participants interacted during Virtual Journey using Twitter, in which data were collected on these discussions. According to our analysis, identify different perceptions of the participants as an PLE, your organization, tools and, in this way, we conclude that discussions during the JOAVED, show that participants were able to learn by doing, learning by interacting, learning by searching and learning by sharing, learning 2.0 characteristics, beyond informal learning during discussions that contributed to a vision of the PLE concept and organization.

Keywords: Personal Learning Environment, Web 2.0, informal learning, ICT, lifelong learning.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação trimestral do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br