A Transferência de Aprendizagem em Curso de EAD/Learning Transfer in Distance Education

Guilherme Balbone Marques, Virginia Almentero Marques

Resumo


O estudo apresenta pesquisa em andamento cujo objetivo é avaliar um modelo para planejamento de curso à distância. Para que seja possível o alcance do objetivo, verifica-se a necessidade em validar os instrumentos do ambiente virtual de aprendizagem AVA com seus procedimentos e estratégias de aprendizagem, além da reação a esses instrumentos, verificando assim a transferência da aprendizagem ao treinamento proposto. Para tanto, serão identificadas as variáveis preditoras de transferência em termo das respostas dos envolvidos no curso em relação ao marco lógico construído para o curso no AVA. O estudo está sendo desenvolvido através deminha atuação em EaD. A coleta de dados, realizada por questionário em encontros previamente programados e também em um curso oferecido totalmente à distância. As análises dos instrumentos são realizadas conforme indica a ferramenta Matriz do Marco Lógico (Mourão e Meneses, 2012). Os resultados do estudo são privilegiados em função dos níveis de ocorrência da transferência de aprendizagem e da estratégia utilizada como ajuda para interação inter-pessoal.

Palavras Chave: avaliação de modelo, qualificação profissional, reação e transferência de aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem.

Abstract

The study presents ongoing research aimed at evaluating a model for planning travel distance. To be able to reach the goal, there is a need to validate the instruments of the virtual learning environment VLE with its procedures and learning strategies, in addition to reaction to these instruments, thus verifying the transfer of learning to the proposed training. For both, the predictors of transfer in terms of the responses of those involved in the course in relation to the logical framework built for the course in the VLE will be identified. The study is being developed through my work in distance education. Data collection was conducted by questionnaire previously scheduled meetings and also at a course offered entirely at a distance. The analyzes of the instruments are performed as indicated in the Logical Framework Matrix tool (Mourão and Meneses, 2012). The results of the study are privileged according to the level of occurrence of transfer of learning and the strategy used to help inter-personal interaction.

Keywords: assessment model, professional qualification, reaction and transfer of learning, virtual learning environment.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação trimestral do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br