A Web 2.0 e a Aprendizagem Informal de Inglês/Learning Informal English Using Web 2.0

Claudia Machado, Jane Ewerton

Resumo


No contexto da sociedade da informação e da comunicação em que é exigida uma formação ao longo da vida, em que é o sujeito assume um papel ativo e autónomo na construção do seu conhecimento, as aprendizagens informais assumem uma fundamental importância em face destas exigências. Neste sentido, a web 2.0 através de suas ferramentas disponíveis para aprendizagem de uma língua estrangeira torna-se uma mais valia, por permitir o exercício de quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir, com a facilidade de se poder estar em qualquer lugar e tempo para além da disponibilização das mesmas serem carregadas diretamente no browser. Cabe ressaltar que, utilizar a Web 2.0 com a finalidade de aprendizagem é necessário automotivação, organização, autonomia e o investimento temporal. No sentido de aproveitar as ferramentas disponíveis na Web 2.0, apresentamos o seguinte artigo que descreve algumas possibilidades de utilização para aprendizagem de uma língua estrangeira no espaço informal, nomeadamente o inglês.

Palavras-chave: Web 2.0; aprendizagem informal; aprendizagem de inglês.

Abstract

In the context of the information and communication society in which a lifelong learning process is required and the individual assumes an active and autonomous role in the construction of knowledge, informal learning has primary importance over these demands. In this sense the Web 2.0 through its available tools becomes an important asset as it allows the practice of the four skills in the english language: reading, writing, speaking and listening with the ease of being in any place and at any time beyond the provision of it being loaded directly into the browser. It is important to note that using Web 2.0 for the purpose of learning another language requires self-motivation, organization, autonomy and time investment. In order to take advantage of the tools/resources available in Web 2.0 we present this paper which describes some possibilities of learning a foreign language namely English.

Keywords: Web 2.0; informal learning, english learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br