A Formação de Tutores no Centro Paula Souza e Univesp: um processo contínuo e abrangente

Dilermando Piva Jr, Elizabete Briani M. Gara, Marcio L. Andrade Netto, Waldomiro P. D. de C. Loyolla

Resumo


O processo de formação de tutores (mediadores) para EAD envolve uma série de etapas, dentre elas a: avaliação do perfil e currículo, formação para a modalidade, avaliação do processo formativo, definição de atribuições e modelo de interação de professores-mediadores online e presencial. Com o intuito de contribuir com outras instituições e compartilhar o trabalho que está sendo desenvolvido no contexto do Centro Paula Souza e da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo apresentamos o modelo, a metodologia de formação de mediadores e a avaliação do processo formativo com base nos dados coletados nas capacitações realizadas em 2010, 2011 e 2012. Os resultados coletados sugerem uma avaliação positiva, e alguns indicativos de melhorias para as próximas etapas de formação. Pretendemos assim, que se torne um ponto de partida para reflexão e desenvolvimento desse tema amplo e cada vez mais complexo, principalmente no âmbito das Instituições Públicas de Ensino de Graduação e Pós-Graduação.

Palavras-chave: Formação de Mediadores, Mediadores, Tutores, Centro Paula Souza, Univesp.

Abstract

The training process of the tutors (mediators) for EAD involves a series of steps, among them: profile and curriculum evaluation, specific training, formative assessment of the formative process, setting assignments and interaction model of professors and tutors. Aiming to contribute to other institutions and share the work that is being developed in the context of Centro Paula Souza and UNIVESP - Virtual University of São Paulo are presented the model, the methodology of training of tutors and evaluation of the training process based the data collected in the training conducted in 2010, 2011 and 2012. Our results suggest a positive evaluation, and some indications of improvements for the next stages of training. Therefore we wish it to become a starting point for reflection and development of this broad topic and increasingly complex, particularly within the Public Institutions of Undergraduate and Graduate Studies.

Keywords: Training of tutors, Tutors, Centro Paula Souza, Univesp.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br