Docentes Frente às Tecnologias de Informação: um estudo com os professores do curso de Licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Teachers Facing Information Technology: a study with teachers of the Bachelor Degree in Education

Elissandra Lago Santos, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


O avanço tecnológico tem proporcionado ao homem novas formas de aprender e ensinar. São muitas as ferramentas tecnológicas que concede ao homem o acesso rápido as informações e com isso faz surgir novas concepções de ensino e aprendizagem. Diante desta realidade é importante destacar o conhecimento dessas ferramentas, uma vez que a sociedade esta voltada para o saber tecnológico. Este trabalho objetiva pesquisar o conhecimento dos docentes frentes as tecnologias de comunicação e informação (TICs) e, com isso busca verificar se os professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conhecem e utilizam esses recursos em contexto educativo. Portanto este estudo busca conhecer o processo histórico da tecnologia, seu uso no ambiente educativo, as várias ferramentas tecnológicas que podem fazer parte do cenário educacional e a importância da formação docente frente às tecnologias. Em seguida explicam-se os métodos aplicados nesta pesquisa e a análise dos dados obtidos. Conclui-se apontando criticas e sugestões acerca do uso das TICs em contexto educativo.

Palavras-chave: Tecnologias, Formação Docente, Educação.

 

Abstract

Technological advances have provided new ways for man to learn and teach. There are many technological tools that give man access information quickly and this gives rise to new conceptions of teaching and learning. Faced with this reality is important to note that knowledge of these tools, once the company has turned to technological knowledge. This study aims to find the knowledge of teachers fronts the information and communication technologies (ICTs), and thus seeks to examine whether the teachers of the Bachelor's Degree in Education from UFMA know and use these resources in an educational context. So there is the historical process technology, its use in the educational environment and the various technological tools that can be part of the canary and the educational importance of teacher training in the face of technology. Then explains the methods applied in research and data analysis. We conclude pointing criticisms and suggestions about the use of ICT in educational settings.

Keywords: Technology, Teacher Training, Education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br