Ambientes Virtuais, Hipermídia, Multimídia, Games, Realidade Virtual, Virtual Heritage: definições, conceitos, similaridades e singularidades/ Virtual Environments, Hypertext, Hypermedia, Multimedia, Games, Virtual Reality and Virtual Heritage: definition

Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho, Cristina Jasbinschek Haguenauer

Resumo


Neste artigo são discutidas as definições e os conceitos de termos relacionados às novas mídias: hipermídia, hipertexto, multimídia, games, realidade virtual (RV) e virtual heritage (VH). Nosso primeiro foco será o grupo formado por hipertexto, hipermídia e multimídia, importante que foi para o estabelecimento de novos paradigmas de leitura; em seguida, apresentaremos os games e os serious games , mídias projetadas para provocar uma alta sensação de imersão (psicológica) em seus usuários; a realidade virtual, que recorre à produção de estímulos sensório-motores (imersão física) em seus usuários para maximizar sua sensação de presença e potencial cognitivo; e o virtual heritage (VH), ambiente geralmente composto por cenário navegável utilizado para fins de pesquisa e aprendizagem, principalmente nas áreas de arqueologia, história e sociologia.

Palavras Chave: hipermídia, hipertexto, multimídia, games, realidade virtual (RV) e virtual heritage (VH).

 

Abstract

This paper discusses concepts and definitions of terms related to new media, hypermedia, hypertext, multimedia, games, serious games, virtual reality and virtual heritage. First, our focus will be the group of hypertext, hypermedia and multimedia, which was important for the establishment of new paradigms of reading, then present games and serious games, media, designed to create a high sense of psychological immersion, the virtual reality, which refers to the production of sensorimotor stimuli (physical immersion) to maximize the sense of presence and cognitive potential, and the virtual heritage, environment consisting of navigable scenario used for research and learning, mainly in the areas of archeology, history and sociology.

Keywords: hypermedia, hypertext, multimedia, games, virtual reality, virtual heritage.


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Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

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