Superando a cegueira: a crise da comunicação e a educação a distância/ Overcoming blindness: the crisis of communication and distance education

Polliny Militão Carneiro Pacheco, Sandra Mara Bessa Ferreira

Resumo


O presente estudo vale-se das teorias de comunicação e crise para proceder à análise dos supostos efeitos da comunicação social, sob o ponto de vista da Teoria Crítica, na sociedade imaginária de José Saramago, em seu livro “Ensaio sobre a Cegueira”. Na tentativa de analisar a crise chamada de ‘Cegueira Branca’ – em que, de um momento para outro, os cidadãos do ‘País Imaginário’ ficam cegos de uma cegueira que não é negra, e sim branca –, o presente estudo busca elucidar o motivo desta crise e examinar as providências tomadas frente a esta, por meio de pesquisas à literatura existente sobre comunicação e crise e indústria cultural, de forma a confrontar a tese de que a cegueira branca é ocasionada pelo excesso; o excesso de comunicação/luz – provocando a indiferença. A partir dessa constatação, perguntamos de que forma isso impacta na forma como interagimos com as crises e com as outras pessoas, e de que maneira tal crise pode ser superada na educação a distância.

Palavras-chave: Indústria cultural, Comunicação e crise, Interação, Educação a Distância.


Abstract

This study draws on the theories of communication and crisis, to investigate the supposed effects of the media, from the perspective of Critical Theory, in the imaginary society of Jose Saramago, in his book "Blindness". In an attempt to analyze the crisis called 'white blindness' - in which, overnight, people become blind from a blindness that is not black, but white - this study seeks to discover the reason for this crisis and examine the measures taken in the face of this crisis, by reviewing the literature on communication and crises and cultural industries, confronting the argument that white blindness is caused by excess as a whole, and over-communication / light - causing indifference. From this observation, we asked how this impacts on how we interact with crises and with others, and how this crisis can be overcome in the distance education.

Keywords: Culture industry. Communication and crisis. Interaction. Distance Education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br