Estudo exploratório sobre a utilização de Web 2.0 por Docentes do Ensino Superior/ Exploratory study on the use of Web 2.0 by Teachers in Higher Education

Luis Simões, Luis Borges Gouveia

Resumo


Luis Simões

Universidade Fernando Pessoa

lsimoes@ufp.edu.pt

 

Neste trabalho sintetizam-se os principais passos dados na preparação e condução de um estudo exploratório sobre a utilização de ferramentas conotadas com a “Web 2.0” por parte de Docentes do Ensino Superior, quer em Portugal, quer em outros Países. O estudo baseou-se num Questionário constituído por sete perguntas de respostas aberta, o qual foi disponibilizado na Internet através do serviço SurveyMonkey, e foi também enviado por e-mail para um conjunto seleccionado de destinatários (Docentes). Neste estudo exploratório descreve-se a construção do Questionário, o procedimento usado na recolha de dados, e apresentam-se os resultados preliminares obtidos. Para a apresentação dos resultados, utiliza-se uma abordagem descritiva, através da qual se procura sintetizar e enfatizar a informação mais relevante recolhida. Deste trabalho, surgem diversos vectores orientadores da Investigação futura.

Palavras Chave: Web 2.0, Ensino superior, ferramentas da Internet.

Exploratory study on the use of Web 2.0 by Teachers in Higher Education

Abstract

This work summarizes the main steps in preparing and conducting an exploratory study on the use of Web 2.0 tools by professors in Higher Education, both in Portugal and in other Countries. The study was based on a questionnaire consisting of seven open questions, which was made available on the Internet through the service SurveyMonkey, and was also sent by e-mail to a selected group of Teachers. This report describes the construction of the questionnaire, the procedure used in collecting data, and presents the results obtained so far in this study. For the presentation of results, we use a descriptive approach, through which it seeks to summarize and emphasize the most relevant information collected. From this work, there are several means of guiding future research.

Keywords: Web 2.0, higher education, Internet tools.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br