Vídeo Educativo: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Unidade Integrada Fernão de Magalhães da Cidade de São Luis- MA / Educational Video: an experience with students in the 4th year of elementary school of Unidade Integrada

João Batista Bottentuit Junior, Ryzilla Rúbia da Silva Serra

Resumo


A pesquisa de campo foi realizada na Unidade Integrada Fernão de Magalhães na cidade de São Luís, bem como, são apresentadas reflexões quanto à utilização do vídeo educativo como recurso didático no processo ensino-aprendizagem, visto que, as tecnologias estão presentes no contexto atual da educação. Nesse sentido, o professor e o aluno como sujeitos do processo ensino-aprendizagem devem estar conscientes de que as tecnologias, assim como o vídeo educativo, podem facilitar aprendizagem e torná-la significativa. A utilização das tecnologias pode auxiliar o educador no enfretamento às dificuldades de aprendizagem vivenciadas na sala de aula e possibilitar uma prática pedagógica atualizada, visto que as mídias e multimídias são de grande influência no dia a dia dos alunos. Discute-se sobre Vídeo Educativo e os pontos positivos e negativos de sua utilização em sala de aula. O estudo aponta ainda, para a relevância de uma utilização consciente dos recursos tecnológicos.

Palavras chave: Tecnologia; Mídias; Vídeo Educativo; Ensino-aprendizagem.

 

Abstract

The field research was conducted in the Unidade Integrada Fernão de Magalhães in the city of São Luis, as well as reflections are presented on the use of educational video as a teaching tool in the teaching-learning process, since the technologies are present in the current context education. In this sense, the teacher and students assubjects of teaching-learning process should be aware that the technologies, as well as the educational video, can facilitate learning and make it meaningful. The use of technology can assist the educator in coping with learning difficulties experienced in the classroom and allow a current teaching practice, as the media and multimedia are of great influence on the daily lives of students. It is argued on Educational Video and the positives and negatives of its use in the classroom. The study also points to the importance of a conscious use of technological resources.

Keywords: Technology, Media, Video Education, Teaching and learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br