Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Inclusão de Usuários com Deficiência Visual / Virtual Learning Environments and Inclusion

Rosane de F. A. Obregon, Tarcisio Vanzin, Vania Ribas Ulbricht

Resumo


O impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sociedade instaurou um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão para a ação educativa. Emerge assim, o ambiente virtual de aprendizagem como potencializador de processos de compartilhamento de conhecimento. Nesta perspectiva, assume importância a inclusão de pessoas com deficiência visual em contextos virtuais. A inserção destas em sistemas baseados na web apresenta muitos desafios para pesquisadores e educadores. Apesar dos avanços, uma série de questões inerentes às diferentes formas de interação desse público no contexto das tecnologias avançadas constitui-se em um dos focos do debate. O presente estudo ancorado no método da revisão sistemática de literatura realizada na base de dados Scopus, utiliza como linha mestra do procedimento metodológico os seguintes objetivos: (1) identificar as características psicológicas dos processos de aprendizagem em pessoas com deficiência visual; (2) identificar as contribuições das pesquisas sobre propostas de inclusão virtual. Os resultados apresentam análises descritivas qualitativas e síntese da pesquisa. Adicionalmente, o artigo aborda as contribuições e limites da revisão e, alguns direcionamentos resultantes do estudo.

Palavra-chave: conhecimento, processos psicológicos, cegueira, inclusão social.

 

Abstract

The Impact of Information Technologies and Communication in Society introduces new and complex and global space for social action, and consequently to the educational activity. Thus emerges, the virtual learning environment as a leverage for the knowledge sharing process. Considering this perspective, becomes imperative the inclusion of visually impaired people in virtual environments. Their inclusion presents many challenges for researchers and educators when web-based systems are consider. Despite the developments in this research field, a series of questions are still to be considered when looking at the interaction of visual impaired people and ITC’s. This study supported by the method of systematic literature review conducted in the Scopus databases, uses as a guideline for the methodological procedure the following objectives: (1) identify the psychological aspects related to people with visual impairments within the processes of learning, (2) identify contributions regarding the virtual inclusion of the visual impaired. The results are show trough a descriptive and qualitative analysis and although a synthesis of the findings. Additionally, the article discusses the contributions and limitations of the review, and some directions for research.

Keywords: knowledge, psychological processes, blindness, social inclusion.


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Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

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