O Blog como Ambiente Virtual de Aprendizagem / Blogs as Virtual Learning Environments

Lais Cappaun Dalsoquio, Cristina Jasbinschek Haguenauer

Resumo


Blogs são parte da chamada web 2.0 e permitem a elaboração e publicação de informação por meio de plataformas especializadas, que reúnem todo o conteúdo de acordo com determinados padrões. Por causa da facilidade de publicação, eles têm ganhado cada vez mais espaço no meio virtual, para atender diversos propósitos, inclusive os educacionais. Neste contexto, objetivamos traçar considerações sobre o desenvolvimento dos blogs, incluindo um breve histórico desta ferramenta virtual e considerações sobre suas principais ferramentas (para criação, leitura e busca), bem como fornecer alguns exemplos de utilização com fins educacionais, que serão observados de acordo com as proposições de Gomes (2005) acerca da utilização dos mesmos como recurso/estratégia pedagógica.

Palavra chave: Blogs, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Proc.esso de ensino-aprendizagem, Plataformas

 

 Abstract

The web 2.0 is constituted, in part, by blogs. This resource makes possible the elaboration and publication of information through specialized platforms. Due to the facility to publish online, blogs attend different purposes, including the educational one. In this context, we aim to establish some considerations about blogs development, including a brief history and its main tools (to elaborate, read and search blogs), as well as to provide some examples of how blogs have been used to attend educational objectives, using the theory developed by Gomes (2005) of how blogs can be seen as a pedagogical resource/strategy.

Key-words : Blogs; Virtual Learning Environments (VLE); Teaching-Learning process; Platforms.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br