Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Potencialidades e Limitações / Social Networking Sites and Learning: Possibilities and Limitations

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Cristina Jasbinschek Haguenauer

Resumo


Este artigo visa apresentar potencialidades e limitações do uso de Sites de Redes Sociais (SRS) no contexto educacional a partir de um levantamento bibliográfico de experiências desenvolvidas no Brasil e no exterior. O artigo aborda ainda a conceituação de Sites de Redes Sociais, assim como apresenta um breve histórico do surgimento dessas plataformas no contexto da Web 2.0, discutindo as possibilidades de aplicação dessas ferramentas em contextos formais de aprendizagem no ensino superior.

Palavra chave: Sites de Redes Sociais; Aprendizagem; Ensino Superior; Potencialidades; Limitações

 

Abstract

This paper aims at discussing the potentialities and limitations of using Social Network Sites (SNS) in the educational context based on a bibliographic survey on researches conducted in Brazil and abroad. It presents the concept of Social Network Sites and a brief overview on the emergence of these platforms in the context of Web 2.0, discussing the possibilities in the use of these tools in formal learning contexts in higher education.

Key words: Social Network Sites; Learning; Higher Education; Potentialities Limitations.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br