Uso de Jogos na Educação Online: a Experiência do LATEC/UFRJ /Using Games in Online Education: the experience of LATEC/UFRJ

Cristina Jasbinschek Haguenauer, Fabrícia Silva de Carvalho, An Lúcia Quental Victorino, Marise Castello Branco Altro Lopes, Francisco Cordeiro Filho

Resumo


Este artigo apresenta uma introdução ao uso dos jogos como instrumento de aprendizagem, no ensino a distancia via internet. Apresenta também a experiência do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LATEC/UFRJ) na utilização de jogos educativos os resultados de um estudo sobre utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem e uma análise da eficiência do uso desses jogos em cursos de capacitação online.

Palavras-chave: Educação a Distância, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais deAprendizagem.

 

Abstract

This article presents an introduction to the use of games as a learning tool in onlinedistance learning. It also presents the experience of a research group (LATEC/UFRJ)with the use of educational games, as a result of a study on the use of games as astrategy for online teaching and learning and an analysis of the effectiveness of thisstrategy.

Keywords: Distance Education, Educational Games, Virtual Learning Environments.


Referências



Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Esta é uma publicação quadrimestral do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – LATEC/UFRJ, em parceria com o grupo Lingnet da Faculdade de Letras da UFRJ e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br