A Heterogeneidade sob o Ângulo da Abordagem Comunicativa e o Sócio-Construtivismo - Contribuições para o Processo Ensino- Aprendizagem / The heterogeneity in the angle of the Communicative Approach and Socio-Constructivism -Contributions to the Teaching

Marcia Regina Marcolino Gherardi, Claudia Cristina Mendes Giesel

Resumo


Aprendizes iniciantes verdadeiros ou com alguma bagagem prévia, aprendizes bons ou com alguma deficiência, grupos de níveis sociais distintos, tudo isso junto em uma sala de aula pode parecer impedir um bom fluxo de uma aula, neste caso, uma aula de língua estrangeira. Por vezes, os professores tendem a acreditar que ter grupos com bagagem de conhecimento ou competências similares poderia ser um elemento mais propício para promover o processo de aprendizagem. Este artigo aborda o Inventário de Estilos de Aprendizagem de David Kolb (1984) e a teoria do sócio-construtivismo sobre a construção do conhecimento, levando-se em conta a heterogeneidade em relação ao contexto social, ritmo de aprendizagem e ausência ou presença de algum conhecimento prévio da língua a ser aprendida.

Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem, sócio-construtivismo, ensino de língua estrangeira.

 

Abstract

False and real beginners together in the classroom, poor and good learners in the same group, or even groups with different social levels, seem to disrupt the flow of a lesson, in this case, foreign language learning. Sometimes teachers tend to believe that having groups with similar background or competence is more suitable to promote the learning process. This article will focus on the Learning Styles Inventory designed by David Kolb (1984) and on the theory of the socio-constructivism of how knowledge is constructed, regarding heterogeneity concerning social background, learning pace and previous or no knowledge of the target language. Dealing with these differences together with a communicative view of language may enhance the learning process.

Key-words: Learning Styles, heterogeneity, socio-constructivism, foreign language teaching.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br