Competências e Funções dos Tutores Online em Educação a Distância: referencial teórico

João Mattar, Lucilene Marques Martins Rodrigues, Wanderlucy A. Alves Corrêa Czeszak, Juliana Santo Graciani

Resumo


Este artigo examina teorias que podem servir de fundamentação para pesquisas sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear os referenciais teóricos utilizados nas pesquisas empíricas no Brasil sobre as competências e as funções dos tutores online. Identificou conceitos gerais de educação presencial que são adaptados para fundamentar essas pesquisas. Detectou também que teorias clássicas de educação a distância que envolvem a atuação do tutor são praticamente ignoradas pela literatura brasileira. Por fim, revelou que alguns autores e constructos teóricos vinculados à tutoria em educação a distância têm sido utilizados para fundamentar as pesquisas na área. Conclui que os pesquisadores brasileiros evitam utilizar referenciais teóricos cujo objeto não seja diretamente a educação a distância. Procura oferecer algumas explicações para essas constatações e propõe um quadro para servir de fundamentação teórica para as pesquisas sobre tutoria online em educação a distância.


Palavras-chave


tutor, educação a distância, competências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br