O Desenho que se Busca

Jorge Baptista de Azevedo, Luiz Antônio Ferreira das Neves

Resumo


Este artigo investiga um método de utilização do desenho para fins de valorização do patrimônio edificado em projetos de educação de jovens, crianças e mesmo adultos. Se integra ao contexto de uma pesquisa maior, desenvolvido entre o PPGAU-UFF e a EBA - Pesquisa Patrimônio Edificado - UFRJ que une os dois autores deste artigo, na qual são observadas as paisagens urbanas, especialmente marcadas pelos resquícios do ecletismo na cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com foco para suas edificações degradadas e por muitas vezes abandonadas ou subutilizadas. Uma vez considerados o desinteresse e a impossibilidade de sua recuperação através de processos tradicionais e onerosos de restauração, bem como aqueles voltados para a completa renovação da área, se propõe aqui um processo de educação voltado para a reinvenção dessas paisagens. Através do uso do desenho, inicialmente posto através de exemplos criados e seguidos de práticas de aproveitamento e reinvenção pelo estímulo da criatividade e do afeto, se produzem possibilidades de futuros pré-configuráveis. Além disso, a metodologia se utiliza do aporte digital, através de site específico vinculado que funciona como ferramenta didática de grande potencial para um número ilimitado de usuários, possibilitando acessos à distância e reduzindo custos de sua aplicação.


Palavras-chave


educação, patrimônio, edificado, desenho, arquitetura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br