Computação Cognitiva: resultados de uma pesquisa experimental e aplicada em um ambiente virtual de aprendizado (AVA)

Antonio Carlos Bento, Elaine Kiyumi Sakamoto, Nicole Thalia dos Santos Reis

Resumo


Este artigo trata-se de uma pesquisa experimental utilizada para verificar a relevância na interatividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) entre docente e discente, na comprovação de sua efetividade na prática, à partir de análises de artigos acadêmicos e complementados com dados de pesquisas encontrados em livros, revistas e sites. O objetivo proposto é mapear pontos que precisam ser melhor desenvolvidos no atual Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma instituição particular de ensino e apresentar a computação cognitiva como uma das tecnologias computacionais que tem apresentado soluções na interação na modalidade de Ensino à Distância (EAD), que vem buscando uma forma de estabelecer ligação entre o objeto de aprendizagem e o saber do aluno utilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia empregada utiliza como ferramenta de busca e coleta de informações a internet, captação de documentos para Análise da Literatura e obtenção de resultados que definem a atual realidade do Ensino à Distância, e o Estudo de Caso com o objetivo exploratório, embasado em bibliografias, apresentando fundamentos teóricos de funcionalidade, e à partir dos dados coletados foi possível comparar as metodologias de avaliação, sistema de comunicação e infraestrutura de apoio.


Palavras-chave


educação, distância, ensino, avaliação, cognitivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br