A Leitura em Um Click: percepções de estudantes do 7° ano do ensino fundamental sobre sua interação com objetos digitais de aprendizagem da leitura

Pâmela Lopes Vicari, Kári Lúcia Forneck, Silvana Neumann Martins

Resumo


Este texto apresenta um estudo focado no uso de objetos digitais de aprendizagem (ODA) para potencializar atividades de ensino focadas no desenvolvimento de estratégias cognitivas e metacognitivas de compreensão leitora. Objetivamos verificar as percepções de alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada do interior do Rio Grande do Sul, quanto à interação com a nova coletânea de objetos digitais criados por um grupo de pesquisa e extensão da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. A metodologia fundamentou-se numa abordagem quali-quantitativa tendo como instrumento de coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas por meio das quais os estudantes avaliaram as suas interações com os objetos. Os resultados evidenciaram que o contato com os ODA produz impacto muito positivo na percepção dos estudantes. Verificamos, assim, que o uso da tecnologia para o ensino da leitura potencializa novas formas de aprender a ler e compreender e oportuniza situações interativas para que os estudantes reflitam sobre sua própria aprendizagem.


Palavras-chave


Compreensão leitora. Objetos digitais de aprendizagem. Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br