Educação Aberta e Digital: Princípios Educativos do Modelo Pedagógico Virtual UFRB

Eniel do Espírito Santo, Ariston de Lima Cardoso, Adilson Gomes dos Santos

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a filosofia educacional e os princípios norteadores do  modelo pedagógico virtual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil, constituindo-se em um quadro geral de referências para as atividades desenvolvidas no âmbito da educação aberta e digital. Fundamentando-se em uma abordagem epistêmica sociointeracionista, os princípios teóricos do modelo pedagógico para a educação aberta e digital UFRB se assentam em 5 (cinco) pilares, isto é, a) aprendizagem de natureza humanista, centrada no desenvolvimento de competências e promotora de multiletramentos, b) aprendizagem construtivista, colaborativa e investigativa alicerçada em comunidades virtuais; c) princípio da flexibilidade; d) princípio da interação e, por fim, e) princípio da inclusão digital. O estudo também apresenta as estratégias para a operacionalização do modelo pedagógico, por meio do Plano de Aprendizagem do Componente Curricular (PACC) e do Plano de Tutoria como elementos estruturantes. O estudo conclui apontando a relevância do modelo pedagógico virtual UFRB ao nortear o fazer pedagógico das equipes polidocentes no ciberespaço educativo, visando aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem digital e fornecendo um direcionamento pedagógico para instituições que atuam na educação a distância.


Palavras-chave


educação a distância, educação aberta e digital, princípios educativos, modelo pedagógico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br