Subsídios para a Educação a Distância como Campo Investigativo

Daniel Mill, Sara Dias-Trindade, J. António Moreira

Resumo


No Brasil e no mundo, uma das frentes ainda pouco exploradas no contexto da Educação a Distância (EaD) é o desenvolvimento das pesquisas sobre a modalidade. Assim, com o objetivo de sistematizar elementos discutidos na literatura sobre a Educação a Distância, este texto procura fomentar respostas a questões norteadoras sobre o assunto: Que relações podem ser, atualmente, estabelecidas entre pesquisa e a modalidade Educação a Distância? Como está, atualmente, o campo investigativo sobre a EaD? Qual a agenda de pesquisa da EaD na contemporaneidade? Conclui-se que as pesquisas sobre EaD e a própria modalidade passam por redefinições, sobretudo de cariz metodológico, indicando aproximações entre a agenda de pesquisas sobre a EaD e a própria área de estudo. Observou-se também uma melhor organização desta agenda de pesquisa sobre a EaD, municiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e pela grande quantidade de grupos de pesquisa envolvidos com a temática. Embora ainda existam muitos aspectos da EaD nas sombras, por serem elucidados cientificamente, são positivas as perspectivas investigativas da área, pois ela tem se mostrado como campo fértil para estudos e pesquisas, evoluindo muito aceleradamente.

Palavras-chave


Educação a Distância; Pesquisa em EaD; Produção científica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br