Design de Material Instrucional Virtual - para o Ensino de Línguas – Centrado no Aprendiz: a Contribuição do Aluno Estratégico / Design of Virtual Instructional Material – for Learner Centered Language Teaching: the contribution of the strategic student

Rômulo Francisco de Souza

Resumo


No decorrer deste artigo, demonstramos como o design de materiais instrucionais virtuais pode ser baseado na experiência de estudantes virtuais estratégicos. Nossa proposta consiste em tomar como referência, para o design, um conjunto de estratégias de aprendizagem, identificadas e organizadas a partir da análise de narrativas de aprendizagem de línguas em meio virtual. Em termos práticos, analisamos uma atividade de produção escrita – publicada em um site dedicado ao ensino de línguas - tomando como referência um conjunto de estratégias de aprendizagem virtual, deflagradas por meio da análise da narrativa de aprendizagem de um estudante virtual, principiante, de espanhol como língua estrangeira. Sugerimos, após nossas análises, que seja acoplado à atividade, de modo a refletir o perfil estratégico do aprendiz informante: um canal de comunicação síncrono (um chat); um dicionário virtual, equipado com recursos que ofereçam, além do significado, a pronúncia e a entonação das palavras pesquisadas; exemplos de vocabulário contextualizado e, finalmente, um recurso de anotações rápidas. Ressaltamos que o nosso objetivo não foi o de oferecer soluções definitivas de design.

Palavras Chave: Ensino de Línguas, Desenho Instrucional, Aprendizagem Virtual.

 

Abstract

In this paper we demonstrate how the design of virtual instructional materials can be based on experience of strategic virtual students. Our proposal consists in taking a set of learning strategies as reference for the design, identified and organized based on the analysis of language learning narratives in the virtual environment. In practical terms, we examine a written production activity - published on a website dedicated to language teaching - taking as reference a set of strategies for virtual learning, triggered by the analysis of narrative of a virtual student, beginner in Spanish as a foreign language. We suggest, after our analysis, to reflect the strategic profile of the learner informant: a synchronous communication channel (a chat), a virtual dictionary, equipped with features that offer, besides the meaning, pronunciation and intonation of the words, examples of vocabulary in context and, finally, a quick notes feature. We emphasize that our goal was not to offer design definitive solutions.

Key words: Learning Strategies, language teaching, virtual learning.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta é uma publicação quadrimestrall do publicada pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA. e é dedicada à educação no contexto das Novas Tecnologias Digitais.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br

 

This is an electronic publication of the Information and Communication Technologies Research Laboratory , from the Federal University of Rio de Janeiro - LATEC / UFRJ, in partnership with Lingnet Project, from the Faculty of Literature of the federal University of Rio de Janeiro and and is dedicated to education in the context of digital technologies.

ISSN: 1983-2664

www.latec.ufrj.br