Como navegar

Você pode conhecer os exemplares do projeto DinosVirtuais visitando a Exposição Virtual ou acessando diretamente o acervo do catálogo de vertebrados fósseis.

 

O catálogo está organizado de acordo com três critérios: ordem alfabética, por idade e por relacionamento filogenético.

 

Para poder visualizar os modelos virtuais é necessária a instalação de um plugin gratuito para arquivos X3D/VRML.

Visualização dos exemplares e da exposição virtual

O acesso às páginas dos fósseis e reconstruções paleoartísticas digitalizadas é feita como em qualquer site na internet. Porém, para visualizar o objeto e manipulá-lo, é necessário que o usuário tenha instalado um plugin para arquivos X3D/VRML.

Disponibilizamos algumas opções de plugins gratuitos que podem ser baixados para visualizar os arquivos (veja quadro na coluna à direita. Outras opções de plugins podem ser encontradas na internet através de sites de busca (Google, Yahoo, etc.) ou através do site do Web3D Consortium.

Fizemos diversos testes dos plugins em vários sistemas e navegadores diferentes. Veja os resultados na tabela ao lado.

 

Navegação pela exposição virtual

Após instalar um dos plugins você poderá andar pela exposição virtual. A navegação pode ser um pouco difícil inicialmente para alguns usuários, mas é baseada em comandos simples. Você poderá utilizar tanto o mouse quanto o teclado:

Navegando com o mouse: para se movimentar basta clicar e segurar o botão esquerdo do seu mouse e então arrastá-lo para frente, para os lados ou para trás. Ao clicar o botão direito do mouse você poderá acessar algumas opções que o plugin instalado oferece. Para movimentar ou acessar mais informações sobre os exemplares expostos basta clicar com o botão esquerdo.

Navegando com o teclado: para se movimentar basta usar as setas do teclado para se movimentar para frente, para os lados ou para trás. Novos usuários provavelmente encontrarão mais facilidade em navegar com o teclado.

OBS: o plugin BS Contact oferece uma opção de movimentação "game like", ideal para usuários acostumados com jogos em primeira pessoa.

 

Organização do Catálogo de exemplares virtuais

Os fósseis virtuais estão organizados de três formas diferentes para facilitar as buscas e auxiliar em pesquisas e comparações de espécies:.

Ordem alfabética: Nesta sessão o acervo está organizado pelos nomes científicos das espécies. É a maneira mais fácil e rápida de encontrar uma determinada espécie se você está familiarizado com a nomenclatura científica.

Idade: Nesta sessão as espécies estão dispostas de acordo com a época em que viveram, dos mais recentes para os mais antigos.

Relações filogenéticas: Nesta sessão as espécies estão organizadas respeitando as relações de parentesco entre os diferentes grupos de organismos.

OpÇÕES DE Plugins X3D/VRML:

Estes plugins (instalação gratuita) são necessários para visualizar os modelos 3D deste site. Veja na tabela abaixo a compatibilidade com seu sistema operacional e com seu navegador preferido.

Bit Management BS Contact (para Windows)

Octaga Player (para Windows e Mac)

Vivaty Player (para Windows)

CRC FreeWRL (para Mac)

Nós testamos os seguintes plugins:

 
BS
Contact

Cortona
3D

Octaga Player

Vivaty
Player

Windows XP
Não funcionou** Não funcionou* Funcionou, mas com restrições Funcionou, mas com restrições
Funcionou Não funcionou* Funcionou, mas com restrições Funcionou
Funcionou Não funcionou* Funcionou, mas com restrições Funcionou, mas com restrições
Não funcionou* Não funcionou* Não funcionou* Não funcionou*
Não funcionou** Não funcionou* Funcionou, mas com restrições Funcionou

Windows Vista
Funcionou Não funcionou* Não funcionou Funcionou, mas com restrições
Funcionou Não funcionou* Não funcionou Funcionou
Funcionou Não funcionou* Não funcionou Funcionou, mas com restrições
Não funcionou* Não funcionou* Não funcionou Não funcionou*
Funcionou Não funcionou* Não funcionou Funcionou

Mac OS X
Você pode tentar usar o CRC FreeWRL. Nós o testamos nos navegadores Safari e Firefox, mas sem sucesso. Outras opções também mostraram-se ineficazes (Octaga Player não funcionou como plugin, apesar de ter versão para Mac).

Funcionou Funcionou bem
Funcionou, mas com restrições Funcionou, mas com algumas restrições***
Não funcionou Não funcionou

* A visualização dos modelos no catálogo é possível, mas não suporta a exposição virtual.

** Não foi capaz de exibir as texturas.

*** Restrições variam. Em alguns casos as setas do teclado não funcionam como deveriam, o que pode dificultar a navegação na exposição virtual. No Octaga Player, por exemplo, não há suporte aos links inseridos no cenário.